Estudantes da rede estadual apresentam projetos na Feira Literária de Ilhéus

Conhecida no mundo inteiro por meio da obra do escritor grapiúna Jorge Amado, Ilhéus sedia a sexta edição da Feira Literária de Ilhéus (FLI), que foi aberta na noite desta quarta-feira (8), no Teatro Municipal de Ilhéus, e prossegue até sexta (10). Localizado no Sul da Bahia, berço de diferentes etnias, a exemplo dos povos Tupinambás, o município espera agregar cerca de 10 mil pessoas no evento que celebra os povos originários e o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. Os estudantes da rede estadual participarão ativamente das atividades, inclusive como protagonistas de projetos artísticos, culturais e literários, por meio de apresentações de dança, teatro e poesia. 

Diversificada, a programação inclui palestras, lançamentos de livros, oficinas e contação de histórias, dentre outras atrações. A secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro, presente à abertura oficial da FLI, enfatizou a importância das feiras literárias para o fortalecimento da aprendizagem dos estudantes. "A Secretaria da Educação do Estado investe fortemente nas feiras e nos festivais literários. Nós tivemos a oportunidade de apoiar, ao longo deste ano, mais de 60 feiras literárias, todas elas com a intencionalidade que diz aos nossos estudantes, professores e gestores que a leitura, literatura, cultura e arte são constitutivos da nossa identidade e aqui, na Fli, é o que permite ao nosso povo comemorar os 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, ressaltando o papel que os povos originários tiveram nesse processo e que têm neste momento no nosso país".

Ao todo, são esperados na feira literária mais de 900 estudantes da rede estadual de ensino, tanto de Ilhéus quanto da vizinha cidade de Itabuna. A estudante Raíssa Leite de Jesus, 13 anos, 8º ano do Colégio Estadual Indígena Tupinamba do Abaeté, compartilhou a sua experiência na abertura do evento. “É a primeira vez que eu participo da festa e fico feliz de ter sido trazida pela minha escola. Hoje, foi realizada uma oficina aqui, na feira, ministrada pelo diretor da minha escola, na qual ele apresentou o povo Tupinambá. Considero muito importante mostrar a nossa cultura para os outros estudantes”.

Agenda – A Bahia é palco para outras três feiras literárias que acontecem ao longo dessa semana. Em Itacaré, a Festa Literária de Itacaré, que teve início na terça-feira (7), estima reunir um total de 400 alunos da rede estadual até o último dia do evento, nesta quinta-feira (9). O Estado também recebe a Feira Literária de Irecê, que acontece nos dias 9 e 10 de novembro, e a primeira edição da Festa Literária de Teixeira de Freitas, que também acontece nos dias 9 e 10 de novembro.